Procurar no site

PJ prende mafioso da Camorra em Oliveira do Hospital.

05-05-2012 18:52

A Polícia Judiciária deteve, em Oliveira do Hospital, um mafioso da Camorra, o italiano Giovanni Capone Perna, de 36 anos, que era alvo de mandado de detenção europeu, por ter cometido um homicídio, em 2003.

Após ser detido, na quarta-feira à tarde, numa operação levada a cabo pela Unidade Nacional Contra-Terrorismo da PJ, em colaboração com as autoridades italianas, o mafioso foi levado para a zona prisional da Diretoria do Centro da Judiciária, em Coimbra.

Ainda esta quinta-feira à tarde, deverá ser interrogado por um juiz de instrução criminal do Tribunal da Relação de Coimbra, tendo em vista a sua extradição para Itália.

Segundo a imprensa italiana, Giovanni Capone Perna pertencia ao clã Pagnozzi, da Camorra (a máfia nascida em Nápoles), e foi condenado a 30 anos de prisão, pelo assassinato de Francesco Esposito, em Sannio, Solopaca (na província italiana de Benevento), em 2003.

A vítima, segundo a PJ, era chefe de um clã da máfia concorrente ao do detido, um indivíduo que é considerado "particularmente perigoso".

"Esta detenção é o culminar de intensa cooperação policial entre a PJ e as autoridades transalpinas, estabelecida nos últimos tempos e com o único propósito de proceder à captura agora efetuada e que constitui importante marco na luta contra as atividades delituosas de cariz mafioso", explica a PJ em comunicado.

Se o homicida aceitar a sua extradição, esta poderá ocorrer em poucos dias. Caso a recuse, poderá ganhar algumas semanas, mas, à partida, acabará por ser extraditado, uma vez que é ciddão italiano e foi condenado a um crime de homicídio cometido em Itália.

A extradição já poderá ser mais demorada, se pender sobre Giovanni Capone Perna algum processo-crime por delitos cometidos em Portugal.

A Camorra é uma organização mafiosa que nasceu no meio urbano (ao contrário de outras máfias italianas) de Nápoles, no século XIX. Estima-se que, atualmente, seja constituída por mais de 100 famílias e cerca de sete mil membros. É referenciada por inúmeras atividades delituosas, como o tráfico de droga, o contrabando de tabaco, o jogo, a agiotagem e a extorsão.

 

Comentários:

Não foram encontrados comentários.