Procurar no site

Detido um dos mafiosos mais procurados em Itália.

23-05-2011 07:37

Giuseppe Pacilli, de 39 anos, integrava a lista do Ministério do Interior italiano de criminosos procurados e estava em fuga há dois anos e dois meses. Pode ser condenado a 13 anos de prisão por associação mafiosa e extorsão.

No momento da detenção, este presumível membro do clã Li Bergolis estava na posse de uma arma de fogo e de dois carregadores.

Li Bergolis é um clã poderoso que opera na região do Gargano (Apúlia) que trava há vários anos uma guerra sangrenta contra o clã rival dos Romito.

De acordo com a polícia, nesta guerra entre clãs, Pacilli tinha o papel de "número dois" a seguir a Franco Li Bergolis, detido no ano passado depois de anos em fuga. Depois desta detenção, Pacilli tornou-se um dos dirigentes do clã.

Segundo os investigadores, Pacilli tornou-se no "criminoso mais perigoso da Apúlia e era quem determinava as estratégias mafiosas do clã Li Bergolis". Pacilli geria designadamente as atividades de extorsão, que pesam fortemente no tecido económico da região de Gargano.

"A detenção de Pacilli é um grande sucesso, fruto de importantes sacrifícios pessoais e profissionais dos homens que o capturaram, porque se trata de uma pessoa perita em fugir para zonas inacessíveis da montanha", comentou o procurador italiano anti-máfia, Pietro Grasso.

 

Comentários:

Não foram encontrados comentários.