Procurar no site

"Chefe de todos os chefes" que ninguem pensava que existia, julgado e preso 10 anos.

10-03-2012 19:32

Ele era o chefe de todos os chefes, que ninguém pensava que existia. Mas ontem, Domenico Oppedisano, 81 anos, foi preso por 10 anos pelo seu papel decisivo na 'Ndrangheta, na Europa continua a ser a mais temida e perigosa família do crime.

Há dois anos, a vigilância da Máfia Calabresa revelou que Oppedisano tinha um papel fundamental em várias famílias. A existência de um supremo chefe indicou que, ao contrário das anteriores famílias calabresas, eram organizadas em uma estrutura piramidal semelhante ao da Máfia siciliana. Logo após, Oppedisano foi capturado onde estava escondido numa pequena cidade costeira no sul.

Oppedisano ouviu sua sentença no tribunal da capital regional de Reggio Calabria onde mais de 90 membros da 'Ndrangheta também foram presos e 34 pessoas absolvidas. Muitas foram condenadas por associação mafiosa.

Em frente ao tribunal, alguns observadores viram a 'Ndrangheta a dar a resposta com ameaças de morte contra magistrados e a atirar balas como um sinal de desespero. O sindicato do crime diz que a dimensão da 'Ndranghetae é enorme e está longe de ser derrotada.