Procurar no site

'Imperador' do espectáculo turco baleado na cabeça pela máfia.

28-03-2011 10:45

É um dos nomes mais sonantes da cultura popular turca. Cantor famoso, homem de negócios e político, Ibrahim Tatlises está a tentar recuperar após ter sido baleado na cabeça.

Quando se soube que o mais famoso cantor turco tinha sido baleado em pleno centro de Istambul, as suas canções começaram a ecoar pelas ruas das cidades do Norte do Iraque em jeito de homenagem. Há muito que as letras de Ibrahim Tatlises, vítima de uma aparente tentativa de homicídio há duas semanas, viajaram além-fronteiras e chegaram ao Médio Oriente. Os seus concertos arrastam multidões e são poucos os que na região desconhecem as suas músicas românticas.

Já não é a primeira vez que Ibrahim Tatlises, ou melhor, Ibo, "o Imperador", como é mais conhecido, sofre um ataque. Fama, riqueza, movimentações políticas e supostas ligações ao mundo do crime, bem ao estilo de Frank Sinatra, colocaram o seu nome em inúmeras listas negras.

Em 1990, Tatlises ficou ferido num tiroteio e oito anos depois conseguiu escapar ileso a uma tentativa de homicídio. Contudo, no sábado, num ataque que ainda está a ser investigado pelas autoridades, o artista foi atingido na cabeça e a sua assistente no ombro. De acordo com o The National.ae, as suspeitas sobre ligações entre a estrela da pop de 59 anos e a mafia aumentaram desde que o cantor começou a ser questionado pelas autoridades em vários processos relacionados com o crime organi- zado. Muitas pessoas na Turquia sabem que Tatlises, um nome cuja tradução é "voz doce", é acusado de ter ligações ao crime, mas ainda assim "continuam a gostar dele por causa da sua música", afirmou ao mesmo jornal uma especialista em música popular da Universidade Técnica de Istambul, Songul Karahasanoglu.

Esta musicóloga refere que, ao longo da sua carreira, Tatlises "parece sempre ter dado mais atenção aos negócios do que à música": há muito que o "imperador" deixou de ser apenas um cantor . Para além da música, tem negócios em áreas como a hotelaria, a aviação e a construção. É dono de vários restaurantes e hotéis e recentemente investiu num projecto imobiliário em Erbil, no Curdistão iraquiano.

Divorciado e pai de quatro filhos com três mulheres diferentes, a fama de Taltlises na região deve-se também ao seu percurso de vida. Nascido numa família pobre do Curdistão turco, na cidade de Sanliurfa, o cantor perdeu o pai quando era ainda criança e não teve oportunidades para estudar. Antes de se mudar para Istambul, em 1977, começou a cantar em casamentos. Já a viver na maior cidade turca, trabalhou como vendedor enquanto gravava os seus primeiros discos.Foi a partir dessa altura que as suas canções sobre solidão, amores não correspondidos e as saudades da sua terra natal começaram a chegar aos ouvidos do público.

Desde essa época até aos dias de hoje, já lançou 38 álbuns, participou como actor em vários filmes que ele próprio realizou e é apresentador de um programa na televisão turca chamado Ibo Show.Para além dos negócios e da música, Tatlises tentou ainda a sua sorte na política. Em 2007 candidatou-se às legislativas, mas saiu derrotado.Apesar de toda a controvérsia gerada em torno da figura de Tatlises e de alguns pontos baixos na carreira musical, a verdade é que o cantor continua a ser seguido por uma legião de fãs.

Inúmeros admiradores e artistas dirigiram-se ao hospital para demonstrar o seu apoio após o tiroteio e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, já declarou que "vai fazer tudo o que for necessário" para encontrar o atirador.

Comentários:

Data: 05-04-2011

De: maria

Assunto: adoro este cantor

escuto muito suas musicas ,espero sua recuperacao,....forca