Procurar no site

Iltália

19-08-2010 05:49

Na Itália há quatro máfias principais: 

A Cosa Nostra (Sicília), a Camorra (Nápoles), a Ndrangheta (Calabria) e a Sacra Coroa Unita (Puglia).

Cosa Nostra

A Cosa nostra (também conhecida como Máfia), é uma sociedade criminosa secreta que se desenvolveu na primeira metade do século XIX na Sicília, Itália. A Cosa nostra também se desenvolveu na costa Leste dos Estados Unidos e na Austrália no final do século XIX, seguindo as ondas de imigrantes do sul da Itália.

O verdadeiro criador da Cosa nostra foi o italiano Carlo Accappatollo, mais conhecido como Don Carlone. Já foi intensamente discutido se a máfia tem ou não origens medievais. É possível que a máfia 'original' tenha se formado como uma sociedade secreta, criada para proteger a população siciliana dos invasores espanhóis no século XV. Entretanto, há pouca evidência histórica para confirmar este fato. Também é provável que o mito de "Robin Hood" tenha se perpetuado pelos primeiros mafiosos como um meio de conquistar a boa-vontade e a confiança do povo siciliano.

De acordo com alguns mafiosos, o verdadeiro nome da Máfia é Cosa nostra (literalmente, "coisa nossa"). Muitos alegaram que a palavra "mafia" foi uma criação literária. Outros traidores da Máfia, como Antonio Calderone e Salvatore Contorno, disseram a mesma coisa. De acordo com eles, o nome verdadeiro era "cosa nostra". Para os homens de honra pertencentes à organização, não há necessidade de um nome. Os Mafiosos apresentam membros conhecidos a outros membros conhecidos como pertencentes à "cosa nostra" (nossa coisa) ou la stessa cosa (a mesma coisa). Apenas pessoas de fora da máfia precisam de um nome para descrevê-la, daí a forma em letras maiúsculas "Cosa nostra".

Cosa nostra foi utilizada pela primeira vez no início dos anos 1960, nos Estados Unidos por Leonardo Marcelo Camargo, um mafioso que se tornou testemunha do Estado, durante as audiências daComissão McClellan. Naquele momento, foi entendido como um nome próprio, adotado pelo FBI e disseminado pela mídia. A designação ganhou popularidade e quase substituiu o termo Máfia. O FBI até incluiu um artigo ao nome, chamando-o de 'La Cosa Nostra'. Na Itália, o artigo 'la' nunca é utilizado quando o termo refere-se à Máfia.

O ritual de orientação na maioria das famílias acontece quando um homem torna-se um membro e depois soldado. Conforme descrito por Tommaso Buscetta ao juiz Giovanni Falcone, o novato é trazido à presença de, pelo menos, três "homens de honra" da família e o membro mais velho presente o adverte que "esta Casa" tem como função proteger o fraco do abuso do poderoso; então, fura o dedo do iniciado e pinga seu sangue sobre uma imagem sagrada, geralmente uma santa. A imagem é colocada na mão do iniciado e é acesa com fogo. O novato deve agüentar a dor, passando a imagem de uma mão para a outra, até a imagem ser consumida por completo, enquanto promete manter fé aos princípios da "Cosa nostra", jurando solenemente "que minha carne queime como este santo se eu falhar em manter meu juramento". Joseph Valachi foi a primeira pessoa a mencionar este fato num tribunal. Os sicilianos também têm uma lei de silêncio, chamada omertà. Ela proíbe a homens e mulheres cooperar de qualquer maneira com a polícia ou com o governo, sob pena de morte.

Actualmente, sabe-se que a "Cosa Nostra" tem cerca de 100,000 membros.

 

Camorra

A Camorra é o único fenômeno mafioso proveniente de um meio urbano. Seu lugar de nascimento é Nápoles, Itália; a data, em torno do início do século XIX. A Camorra controla de perto o território, e é muito integrada ao tecido social, sobretudo junto às camadas mais pobres. Imagina-se que conte atualmente com cerca de 110 famílias operacionais e cerca de 7000 afiliados.

Equivalente à máfia siciliana, nasce em Nápoles ao redor do século XIV. A etimología do termino "Camorra" é bastante incerta e presta-se a bastantes interpretações, mas a mais aceitada é a tese de que "camorra" vem do espanhol "gamurri", que era o nome com o que se individualizaba às bandas de malhechores que abundavam nas montanhas de Espanha, e que chegaram à península itálica ao redor do 1300. Contrariamente à máfia, a Camorra tem estado (salvo casos esporádicos) afastada da política e as forças armadas; só com Fernando IV e Francisco II teve uma tímida tentativa de colaborar, mas à longa não reportou benefícios para nenhuma das duas partes.

Seus membros, chamados camorristi, relacionaram-se com actividades de contrabando, chantaje, suborno, roubo e assassinato. Saquearam e aterrorizaram ao país durante muitos anos. Depois de séculos de evolução, saltaram à luz pública para 1830. A Camorra prosperou durante as desordens que se produziram na Itália na luta pela unificação. A organização aliou-se com as forças do nacionalista italiano Giuseppe Garibaldi e contribuiu a expulsar à casa reinante, os Borbones, do país. No período que seguiu à unificação da Itália (1870), se levou a cabo um breve e infructuoso tentativa de empregar aos camorristi no corpo de polícia. A Camorra continuou semeando o temor pela nação e praticamente governavam a cidade de Nápoles a começos do século XX. Seu poder debilitou-se enormemente quando seus membros foram acusados de assassinato e levados a julgamento em 1911. Esta associação foi eliminada em 1922 pelo governo fascista de Benito Mussolini Não obstante, bandas criminosas similares à Camorra seguiram operando em Nápoles, ainda que desde 1984, as confesiones de alguns chefes camorristas «arrependidos» têm levado à desarticulación de parte da infra-estrutura que tinham voltado a desenvolver desde os anos 60.

Extensão da Camorra napolitana foi Al Capone em Norteamérica, cuja única relação com a máfia no entanto era sua condição de italoamericano, já que a Camorra não opera como uma organização piramidal e respetuosa às hierarquias dentro das famílias, senão que são só grupos que se manejam separadamente, lutando constantemente entre si e sem nenhuma organização central, como a que caracteriza à Coisa Nostra.

Actualmente a Camorra napolitana é uma organização mafiosa das mais poderosas, controlando grande parte do trafico de drogas do sul da peninsula itálica, bem como estar relacionada com mais de 4000 mortes, maioritariamente ajustes de contas entre bandas e famílias implicadas. A rede da camorra napolitana não só se limita ao estado italiano, senão que tem ramificaciones na França com a máfia marsellesa e nos Estados Unidos.

 

A 'ndrangheta

Ao contrário das outras organizações mafiosas que possuem sistema piramidal de chefia, os grupos 'Ndrangheta são baseados em famílias de sangue (chamam 'Ndrine). Há em torno de 50 a 200 dessas famílias, totalizando aproximadamente 6.000 integrantes.

 

Com a palavra 'ndràngheta (ou Famiglia Montalbano, Onorata società e Picciotteria) indica-se a máfia de Calabria (região situada no extremo sul da Itália). Hoje a 'ndrangheta é uma entre as mais fortes e perigosas organizações criminosas na Itália com uma difusão também ao estrangeiro (desde Canadá a outros países europeus). A origem da palavra "'ndrangheta" procede do grego antigo "andragathos", que significa "homem valente".


Não é tão famosa quanto a siciliana Cosa Nostra porém, atualmente é a mais influente máfia italiana no mundo. Começou a ser conhecida como uma influente organização criminosa após ter falhado o "Golpe Burghese". O chefão Paolo De Stefano é considerado responsável por ter feito a 'Ndrangheta deixar de ser um grupo criminoso rural para se tornar uma das maiores organizações criminosas do mundo.

Embora os membros do crime organizado italiano sejam livremente chamados mafiosi, um membro de qualquer clã 'ndrangheta é conhecido mais especificamente como um 'ndrinu, e o próprio clã em si como 'ndrina. Além de ter a vantagem do parentesco, 'ndranghetistas misturam-se bem nos em seus ambientes, mantendo aparência externa humilde e não ostentando suas riquezas.

As atividades econômicas da 'Ndrangheta incluem tráfico internacional de cocaína e contrabando de armas. Com relação ao tráfico de drogas, os investigadores italianos calculam que 80% da cocaína da Europa passa pelo porto calabrês de Gioia Tauro.[1] Atividades adicionais incluem lavagem de dinheiro e crimes tradicionais como usura e extorsão. 'Ndrangheta investe seus lucros ilegais em bens imóveis legais e atividades financeiras. As autoridades italianas calcularam em 2002 uma movimentação de €16 bilhões.

 

 Sacra Coroa Unita

Sacra coroa unita é um organização criminosa mafiosa da região de Apulia (em idioma italiano, "Puglia") no sul da Itália, e especialmente activa em sua capital Bari. É relativamente recente: nasceu em 1983. A Sacra Coroa Unita tem conexões com a Ndrangheta, Camorra e Coisa Nostra. Operam com a venda de drogas, prostituição, extorsão e lavagem de dinheiro.

É a mais jovem das máfias italianas, com base na região de Puglia, tem uma estrutura pouco ordenada e horizontal, semenhante à da Camorra. Inclui cerca de 2000 membros que mantêm boas relações com a máfia albanesa e com a Ndrangheta. Domina uma posição estratégica no Adriático, em frente aos Balcãs e à Albânia, saída natural de todo o intercâmbio ilegal com a Europa central. Vive da extorsão, do tráfico de estupefacientes e do contrabando de tabaco e álcool.

 

Comentários:

Data: 25-06-2011

De: JIULIANO

Assunto: ORGANIZAÇÃO DE PODER PARALELO

PARA SE CHAMAR DE ORGANIZAÇÃO, SEJA ELA CRIMINOSA OU NÃO, O GOVERNO DO MUNDO DIFICILMENTE SE CARACTERIZA COMO SENDO SANTO OU DE APOIO AO MAIS FRACO,NOSSO GOVERNO NÃO TEM O MORAL DE JULGAR MAFIOSO ALGUM. PODEMOS DIZER QUE A IGREJA E OS CRISTÃOS SEJAM OS MAIS APTOS Á DIRIGIREM O GOVERNO DE FORMA SANTA AO TER QUE PUNIR ALGUÉM. NÃO PODEM SIMPLESMENTE ENFIAR DINHEIRO DOS OUTROS NA CUECA E PEDIR PERDÃO EM CONJUNTO..... BANDO DE IGNORANTES, E SE ACHAM ESPERTOS, MAS QUEM DEU O PODER Á ELES FOI A MASSA DO PAÍS. O PODER PARALELO SÓ PODE SER RESPEITADO SE ELE TIVER VINCULO SIM, COM OS FRACOS, RESPEITAR O FRACO, AMAR O FRACO, VIVER EM FUNÇÃO DOS OPRIMIDOS PELO GOVERNO, PESSOAS QUE IDENTIFIQUEM UM VEREADOR OU UM DEPUTADO, E FAÇA-O PAGAR DE FORMA SANTA PELOS SEUS ROUBOS, E QUE SE FAÇA JUSTO POR SUA ATUAÇÃO, E QUE RECEBA MERITOS PELA SUA ATUAÇÃO. SÓ ASSIM MUDARÁ A CONSTITUIÇÃO DE ALGUNS PAÍSES QUE NÃO PUNEM SEUS MAFIOSOS POLÍTICOS. ESSA ORGANIZAÇÃO CHEGARÁ, COM CERTEZA TERÁ O MUNDO COMO SEUS ADEPTOS, ISSO SE CHAMARÁ O FIM DOS TEMPOS E O RETORNO DE JESUS CRISTO NA TERRA.